Instituições parceiras

Unibes

Fundada em 1915, a instituição foi criada a partir da fusão de diversos grupos e organizações que atuavam nas áreas de assistência social junto à comunidade judaica, com o propósito de ajudar os milhares de imigrantes que chegavam no Brasil como decorrência da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e, anos mais tarde, da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A integração dessas entidades foi uma solução para otimizar esforços e melhor gerir os recursos financeiros.

Hoje, mais de 100 anos depois, a Unibes mantém preservados os princípios e valores dessas entidades, fundamentados na justiça social, e orgulha-se de ser uma das instituições mais respeitadas do terceiro setor, reconhecida nos setores público e privado por sua credibilidade, eficiência e transparência.

O público atendido pela Unibes é formado por crianças, adolescentes, idosos e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Hoje, são feitos mais de 15 mil atendimentos pela Instituição que tem como propósito ajudar essas pessoas a transformarem a sua própria história de vida.

Este trabalho tem o objetivo de fornecer apoio à educação no contra-turno escolar, capacitar para o trabalho, desenvolver a autonomia individual e disseminar o interesse pela cultura, além de promover cuidados, resgate da autoestima e qualidade de vida.

TECENDO HISTÓRIA

O trabalho com a palha é ancestral, conhecido pelas gerações passadas como forma de produzir objetos utilitários para o uso na roça. A partir de 2005 o grupo em Cerro Azul organizou-se e começou a produzir cestos e chapéus para a venda. Em 2011, após inscreverem-se no Premio do Objeto Brasileiro do Museu A Casa, o grupo teve a oportunidade de desenvolver novas formas de olhar para o que já produziam. Com auxílio do designer Renato Imbroisi, desenvolveram uma linha de bolsas e chapéus com identidade local, remetendo desenhos e formas à fauna e flora local. Além disso, receberam treinamento com Hisako Kawakami em técnicas de tingimento natural.

Hoje, o Grupo Tecendo Histórias conta com 8 integrantes que produzem para lojas nos grandes centros nacionais e internacionais. Nos trançados as artesãs contam suas histórias, criando formas de relacionarem-se com o ambiente e com o conhecimentos que perpassa  o cotidiano há muito.

ORIENTAVIDA

Desde 1999, nós trabalhamos com uma única missão: capacitar mulheres que viviam em situações de vulnerabilidade, na região de Potim interior de São Paulo, em atividades artesanais, para que elas gerem renda para suas famílias e alcancem independência financeira.

E, ao longo desses 20 anos, percebemos que nunca desviamos de nosso propósito, seguimos sempre em frente, orientados por essa causa, e temos muito orgulho disso.

Com o passar do tempo, nossas artesãs ganharam experiência, confiança e passamos a criar produtos próprios e peças em parceria com grandes marcas, Daslu, Disney, Irmãos Campana, Universal Studios, entre outras.

Já foram capacitadas na Orientavida mais de 1150 mulheres em ofícios de corte, costura e bordado. Todas tiveram renda gerada às suas famílias!